da esq. para a direita: Aparecida Russo, Edilberto M. Mendes, Thais Fortes e o Prof. Carlos A. Pompeu

da esq. para a direita: Aparecida Russo, Edilberto M. Mendes, Thais Fortes e o Prof. Carlos A. Pompeu

O Prof. Carlos A. Pompeu e os seus alunos, com participação especial, do curso de Eventos da Fatec Ipiranga apresentaram trabalhos na Jornada Internacional Patrimônio Artístico, Histórico e Tecnológico na Educação Profissional. A Jornada, promovida pelo Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão (Cetec capacitações) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional (GEPEMHEP) do Centro Paula Souza, em parceria com a Biblioteca Nacional de Maestros (BNM) e o Programa de Memória da Educação Argentina (MEDAR), aconteceu nos dias 05 e 6 de setembro no Parque da Juventude, em São Paulo.

Apresentando o trabalho Projetos – Estudo do Meio da cidade de São Paulo, o Prof. Carlos Pompeu que ministra e desenvolve a pesquisa com os alunos na disciplina Gestão do Patrimônio Cultural, no curso de Eventos da Fatec Ipiranga, explicou que o projeto visa preparar os educandos na elaboração de futuras atividades profissionais para fazer uso de elementos ligados a memória e/ou uso de patrimônios materiais ou imateriais.

Os alunos orientados pelo Prof. Pompeu fizeram uma pesquisa do centro novo e velho da cidade e produziram vídeos que foram apresentados no subtema Isto É São Paulo. Vídeos: Uma constante dinâmica, de Larissa de Carvalho Bernardino e Thais Fortes Santa Clara, mostrando os patrimônios históricos e a sua constante transformação; Histórico, de Aparecida Marlene Russo e Edilberto M. Mendes, além do vídeo um artigo, e o de Ana Lucia Teixeira Xavier mostrando a diversidade e miscigenação de etnias, culturas, gastronomia, dentre outras abordagens do trabalho.

“O resultados dos trabalhos apresentados pelos alunos foram fruto da inter-relação de outras disciplinas auxiliando os discentes a produzirem em equipe e aplicando teoria na prática”, conclui o Prof.Pompeu.