Estão abertas as inscrições para a XVI Olimpíada Brasileira de Informática (OB2014), uma competição anual promovida pela Sociedade Brasileira de Computação, patrocinada pela Fundação Carlos Chagas e organizada pelo Instituto de Computação da Unicamp.

A OBI tem o objetivo de incentivar o ensino de Computação em geral, e em especial o ensino de resolução de problemas utilizando o computador. Para as modalidades iniciais da OBI, destinada a alunos a partir do ensino fundamental, não é necessário saber programação: as provas são feitas com papel e lápis, abordando questões de lógica. Nas modalidades mais avançadas, o aluno necessita acesso a um computador com ambiente de programação, e conhecimentos de programação (as modalidades têm níveis de dificuldade distintos).

Todos os participantes recebem certificado de participação; os melhores de cada modalidade recebem também medalhas (ouro, prata e bronze). E os melhores entre os melhores são convidados a participar, na primeira semana de dezembro, de cursos de programação oferecidos na Unicamp, com a oportunidade de serem selecionados para participar da Olimpíada Internacional de Informática de 2015 (que será realizada na Russia).

Em 2014 a OBI está introduzindo uma nova modalidade: a Modalidade Universitária, destinada a alunos que estejam cursando, pela primeira vez, o primeiro ano de um curso de graduação (qualquer curso). É uma ótima oportunidade de introduzir os alunos ingressastes a competições de programação, para que se animem a participar da Maratona de Programação (http://maratona.ime.usp.br).

Para mais informações, visite http://olimpiada.ic.unicamp.br