Sobre o livro.

O projeto deste livro nasceu em virtude da identificação e necessidade de se repensar o conhecimento envolvido nos conteúdos trabalhados nas disciplinas dos cursos superiores da Faculdade de Tecnologia Ipiranga. Com as reestruturações curriculares realizadas em praticamente todos os cursos da Instituição nos dois últimos anos, uma atividade que existia em algumas matrizes curriculares ganhou espaço e passou a ser denominada, genericamente, Atividade Autônoma de Projetos – AAP.
Inicialmente, deve-se registrar que essas atividades estão previstas no Regulamento de Graduação das FATECs, no Inciso VII do artigo 9º, como parte integrante das Atividades Complementares dos cursos. A natureza das atividades autônomas pode variar de curso para curso, mas seus objetivos estão sempre ligados à realização, por parte dos estudantes, de atividades inter e multidisciplinares que contribuirão para o seu desenvolvimento na área do curso que realiza.
Muitas questões têm surgido sobre as características e possibilidades das atividades autônomas de projetos e a sua natureza vem gerando discussões e amadurecimentos por parte da comunidade acadêmica da Instituição. Por isso, abordam-se alguns aspectos que podem contribuir para uma melhor compreensão dos pressupostos, da natureza, do significado e das formas de desenvolvimento dessas atividades. As atividades autônomas de projeto, como o próprio nome salienta, partem do pressuposto que devem ser desenvolvidas pelos estudantes, autonomamente, de forma individual ou em grupo. Elas não eliminam o trabalho de orientação docente, mas o requerem de forma diferenciada.
Na FATEC Ipiranga o curso de Gestão de Recursos Humanos contempla em sua matriz curricular as AAP integradas com disciplinas dos semestres, resultado esse na disciplina de Saúde e segurança ocupacional, com a publicação deste livro da primeira turma do curso.

Os organizadores.

O livro é do Professor Coordenador do Curso Superior em Gestão em Recursos Humanos Ricardo Di Bartolomeo com o Professor Cleber Silvestre Leoncio e a colaboração dos alunos do 6º semestre do curso.

 

A Fatec Ipiranga parabeniza todos os envolvidos.

 

Segue o prefácio do livro para Download.