Resenha do livro.

Linguagem C simples assim!

Este livro é uma obra acadêmica que visa o ensinamento prático de uma das atividades corriqueiras da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, que é a elaboração ou codificação de programas para computador.

Para cada comando da linguagem, o texto agrega uma explicação clara, seguido de um exemplo prático simples, porém consistente, que ilustra como utilizar os comandos. Na medida em que os conhecimentos vão sendo apresentados, exemplos de código mais completos são apresentados juntamente com comentários ao longo do código.

Ser simples e prático, com ênfase no treino como meio para atingir os objetivos”. Com esta estratégia, a presente obra fez por merecer o título atribuído: “Linguagem C simples assim!”.

Tendo a prática como fundamento para a aprendizagem da programação, foram elaborados diversos exercícios que estão disponíveis na web, (ao total 190) do tipo 5 alternativas, testes certo e errado, análise de códigos, programas comentados (cerca de 17) e uma lista de problemas propostos mas não resolvidos (no total 40).

A linguagem C sobrevive até a atualidade, ocupando o primeiro lugar no ranking das linguagens mais utilizadas para desenvolvimentos, segundo levantamento da Tiobe, com 16.488% medido em Fevereiro de 2015 e por isso, a programação em C é uma disciplina obrigatória em qualquer curso de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação, sendo o primeiro contato com a arte de construir programas.

Esta obra constitui uma obra didática e serve como referência para todos aqueles que desejam programar. Através dos muitos exemplos inseridos neste livro, alguns simples outros mais complexos, o leitor poderá usa-los como modelo e expandi‑los, criando novos programas.

Para aqueles que ministram esta disciplina, esta obra pode auxiliar na tarefa de transmitir os conhecimentos, pois a elaboração do texto baseou-se na experiência didática utilizada em sala de aula, além de estar amparada com centenas de exemplos e exercícios, mostrados tanto no livro como postado em sites na Internet, onde os alunos podem responder às questões dos simulados online, quantas vezes desejar, servindo como um recurso adicional para o aprendizado.

 

Parabéns pela publicação e desejamos muito sucesso com o lançamento professor.