Fatecs se preparam para volta às aulas de forma remota a partir do dia 04 de maio

Com o fim do recesso escolar no início da próxima semana, professores e estudantes das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais voltam às atividades na próxima quarta-feira (22). Até 30 de abril, eles vão participar de capacitações sobre a utilização de ferramentas de aprendizagem virtual.

As AULAS começam a ser RETOMADAS em formato remoto a partir de 4 DE MAIO, conforme o cronograma adotado por cada unidade.

O calendário das Fatecs para o primeiro semestre de 2020 também prevê um plano de capacitação com atividades para que educadores e alunos se preparem para o ensino e aprendizagem em ambiente virtual.

São orientações fundamentais para garantir que estudantes tenham acesso e consigam aproveitar os conteúdos elaborados e disponibilizados pelos professores como, por exemplo, compartilhamento de experiências em metodologias ativas aplicadas às aulas online.

“Nosso objetivo é nos prepararmos para esse momento de transformação digital, mantendo a excelência do processo de ensino que é a marca das Fatecs em todo o Estado”, avalia o coordenador de Ensino Superior de Graduação do CPS, Rafael Alves.

Supervisores e gestores pedagógicos regionais já se capacitaram para usar plataformas eletrônicas para trabalho e ensino a distância.

Atendendo às recomendações do Governo do Estado e das autoridades de saúde, recessos inicialmente programados para determinados períodos entre os meses de abril, julho e outubro foram concentrados entre os dias 23 de março e 21 de abril.

A medida foi tomada para proteger a comunidade escolar e servidores, visando reduzir a proliferação do coronavírus.

  • Tutoriais

Os dois primeiros vídeos com tutoriais para os alunos sobre o Microsoft Teams, ferramenta de aprendizagem virtual utilizada pelo CPS, já estão disponíveis na internet.

Todos os estudantes e professores das Fatecs podem acessar os recursos do aplicativo pelo celular ou computador por intermédio do e-mail institucional.

Apresentados pelo coordenador de projetos do Grupo de Estudo de Educação a Distância (Geead), Sandro Valérius, os vídeos abordam temas sobre como acompanhar as atividades propostas pelos professores, acessar conteúdos, interagir com colegas, fazer comentários e esclarecer dúvidas.

Os dois primeiros tratam de uma apresentação geral da ferramenta e a ambientação do aluno.

Confira o vídeo de introdução: https://youtu.be/-zssaFnTYk8