Inúmeras são as possibilidades de realizar um intercâmbio internacional.
Há programas patrocinados por órgãos ou instituições de fomento à pesquisa. Nesse caso para uma chamada “graduação sanduíche”, na qual o aluno inicia seu curso no Brasil, cursa em geral dois semestres em outro país com o subsídio de uma bolsa de estudos e retorna para concluir sua graduação.
Pode-se também viajar para um programa de intercâmbio linguístico-cultural com duração de quatro semanas, por exemplo, com o intuito de aperfeiçoar o idioma e conhecer a cultura local.
Outra possibilidade é concluir a graduação no Brasil e partir para uma pós-graduação em terras estrangeiras.
E ainda há diversos programas nos quais se pode trabalhar legalmente como forma de custear essa extraordinária experiência sociocultural e linguística.
Pode-se entrar em contato diretamente com a instituição no país e buscar opções de estadia ou recorrer à agências de intercâmbio se for “marinheiro de primeira viagem”, onde terá todo o respaldo, obviamente mediante pagamento pelos serviços.
No entanto, para quem quer se programar é uma opção segura, pois o “pacote” pode começar a ser pago com bastante antecedência em muitas parcelas.
Portanto, contamos com uma ampla gama de possibilidades para quem almeja expandir seus horizontes internacionais.
Citaremos alguns deles.
- Programa Ciência sem Fronteiras
- Intercâmbio Cultural do CEETEPS
- Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades
- Bolsa de estudos para graduação – University of Westminster Full International Scholarships
- Disney International College Program